Sejam bem vindos!

Este blog tem o intuito de mostrar pensamentos, reflexões, questionamentos... E através deles entender, ou pelo menos tentar entender a borboleta que existe em mim. Então fiquem à vontade para explorar, comentar, questionar... e me ajudem no desenvolvimento de meu self.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Egoísmo

Quando você pensa que já não tem mais com o que se decepcionar vêm o ser humano e mostra que você está errada.

È triste como uma pessoa pode ser egoísta e como essa atitude vêm crescendo a medida que a população cresce, principalmente quando sabemos que o mesmo pode de certa forma destruí-lo.
A bíblia diz no livro de Marcos: 36-37 “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que diria o homem em troca da sua vida?”
Mas o que exatamente seria egoísmo?

O indivíduo egoísta é aquele que coloca suas necessidades sempre no primeiro plano para atingir seus próprios fins, que acredita que tudo e todos foram criados para eles, ao contrário do altruísta que busca se colocar no lugar do outro, compreender o outro sem colocar suas necessidades acima de tudo.

Nós podemos ser egoístas tanto com coisas grandes como com pequenas. Eu me questiono se o egoísmo é genético ou adquirido, já que a criança, segundo alguns estudos, passam pela fase do egocentrismo ( que não é o mesmo que egoísmo, mas que estes estão ligados), enquanto outros estudos acreditam que o homem nasce essencialmente bom e que é a sociedade que o corrompe.

E é engraçado como não aceitamos ser chamados de egoístas, pois qualquer julgamento ( que é tido como ameaça ao self) faz com que o sujeito se defenda utilizando de argumentos para justificar e defender suas atitudes egoístas fundamentando com uma série de evidências.

Bem, eu sei que não é fácil deixar de agir como egoísta, nem ser honesto consigo mesmo assumindo seus erros e sermos um pouco mais altruístas não colocando nossos interesses no auge de tudo, mas tentar já é um passo para mudança, especialmente quando não se quer acabar sozinho, pois o egoísmos afasta as pessoas, principalmente àqueles a quem dizemos amar. Não deixe que isso aconteça e se já aconteceu ainda está em tempo de mudar e reconquistar as pessoas que se afastaram antes que seja tarde demais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário