Sejam bem vindos!

Este blog tem o intuito de mostrar pensamentos, reflexões, questionamentos... E através deles entender, ou pelo menos tentar entender a borboleta que existe em mim. Então fiquem à vontade para explorar, comentar, questionar... e me ajudem no desenvolvimento de meu self.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Self - idéia de si mesmo

Bem eu não sabia como iniciar este blog até que Hebert Macarrão me deu a ideia, depois de esclarecer a ele "grosseiramente" qual o significado de Self...

Existem várias teorias desenvolvidas por muitos autores acerca do Self. Desde William James, Carl Jung, Sigmond Freud, Carl Rogers, entre outros.

O self dá a ideia de si mesmo, é um constructo mental que representa a totalidade do "eu" (Psique + Biológico)
de cada sujeito no processo constante de formar-se e reformar-se à medida em que as situações mudam, é o desenvolvimento da pessoa e da personalidade de cada um, um contínuo processo da metamorfose no reconhecimento de si mesmo, ou seja, é como a pessoa se vê (auto-conceito / auto-espelho / auta-imagem) baseada em suas experiências vivenciais, estimulações presentes e expectativas futuras.




11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Josy,

    Já estou acompanhando seu blog, viu moça!

    Vanessa Ramos
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi JÓ,
    Sempre que poder estarei a fazer visitas beijos.

    ResponderExcluir
  4. Josy..

    Adoreei.. Vou continuar por aki tee acompanhando! Tenho certeza que terá belas coisas pra contar.

    Beiijos saudadees!

    ResponderExcluir
  5. obrigada meninas...Val, Lu e Jel!!
    também tenho saudades Jel!

    bjinhOw$

    ResponderExcluir
  6. Gostei das palavras... ;)
    Escrever é uma arte... Sempre que tiver novos post's, avisa...ah, vou divulgar seu blog no meu...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  7. "Camadas burro, camadas !!! Cebolas têm camadas e ogros têm camadas"
    .
    Saem as camadas, surge o self ( ou nunca surge)!
    .
    Te adoro, ainda...

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Nady! Estarei acompanhando o seu também, pois gostei muito dos seus posts.

    Obrigada Felipe pelo coment. realmente as camadas podem impedir a metamorfose na construção do self.

    ResponderExcluir
  9. Aê, sister!!! Gostei do texto. Sempre que puder, passo por aqui! Um beijão! Adriano

    ResponderExcluir